Notícias


 Poemas de Fabiano Fernandes Garcez no Mallarmargens:


http://www.mallarmargens.com/2017/12/10-poemas-de-fabiano-fernandes-garcez.html?m=1

Em meio aos ruídos urbanos na final do 

Prêmio Guarulhos de Literatura 2017
Categoria Poesia


Em meio aos ruídos urbanos na final do 

Prêmio Guarulhos de Literatura 2017
Categoria Escritor do Ano















Das 19:00 às 20:30 horas: Bate-papo com César Magalhães Borges, Érico Marin e Fabiano Fernandes Garcez, sobre O Verso Contemporâneo. 



Apresentação/Mediação: Aline Araújo.



Textos Críticos dos poetas Benedito Bergamo e Érico Marin sobre EM Meio aos Ruídos Urbanos


"Em meio aos ruídos urbanos" posso dizer que as imagens (fotos) estão muito bem ajustadas aos poemas e ao olhar do poeta, mas quantos olhares uma foto permite? Me agradou (e essa subjetividade estética minha não acrescenta ou tira os méritos de seu trabalho) mais as imagens (ou desenhos) em pb com os textos, já que sem as provocações das imagens fotográficas, de um certo modo, não concorrem a intenção dos poemas, já que servem que moldura para o conteúdo que o poema. Por outro lado, com as fotos vejo dois conteúdos sobrepostos e com isso duas leituras: Uma visual outra de palavras que também sugerem imagens. Então eu me pergunto quem veio primeiro a foto ou o poema em sua obra? Interessante sua busca. Posso dizer que o título parece ter sido orientado pelas fotos e não pelos poemas, o que já é uma poesia. Parabéns pelas provocações que seu livro oferece.

Benedito Bergamo


O título e um primeiro olhar podem indicar que “Em meio aos ruídos urbanos” trata da cidade. As imagens que acompanham-emolduram-fazem-parte dos poemas podem comprovar essa primeira impressão.
No entanto, depois de uma observação mais cuidadosa, percebe-se que o verdadeiro objeto da investigação poética de Fabiano Fernandes é o que faz da cidade o que ela é – o ser humano vivendo nela.  E é a voz dessa criatura que o poeta destaca em meio aos ruídos urbanos; a voz dos que estão no mundo e perceberam que entre luzes e promessas há frustração, fome e violência. São a frieza e sensibilidade distorcida desses personagens que criam o ambiente desconfortável, tenso e perigoso que se descortina pelas páginas do livro.
            Porém, mesmo que as condições desse ambiente não sejam as mais favoráveis, nem a índole de muitos de seus habitantes a melhor amostra do que temos de humano, o olhar fraternal que Fabiano lhes dirige nos assegura do poder transformador da sensibilidade poética.
            Da mesma forma que Drummond quis parar tudo para falar sobre a flor feia que nascia na calçada e Bandeira falava que o bicho revirando lixo para se alimentar era na verdade um homem, Fabiano chama nossa atenção para o que faz da cidade um ambiente hostil para nossa humanidade, mas sem deixar de revelar sua empatia e simpatia para com aqueles que têm a metrópole como cenário de seus dramas. Ou seja, mais do que uma dimensão social, os poemas aqui têm uma dimensão humana.
            “Em meio aos ruídos urbanos” é um convite à essência da cidade, uma oportunidade de vê-la e entendê-la a partir do que é composta – seres humanos, suas necessidades, dramas e paradoxos. Um city tour dividido em quatro partes que evita os pontos turísticos habituais para se aventurar pelas regiões que geralmente não temos a oportunidade de visitar – as almas e corações de seus habitantes menos ilustres. 

Érico Marin

Lançamento de Em Meio aos Ruídos Urbanos


dia 05/06/2016 17h.



Patuscada Livraria, bar e Café



A Revista Conhecimento Literatura nº 65, que já está nas bancas, traz o artigo: A escrita em tempos de novas tecnologias da comunicação de Fabiano Fernandes Garcez.





Lançamento de Em Meio aos Ruídos Urbanos 

dia 22/05/2016 18h.

Salão do Livro de Guarulhos - Adamastor





Dia 24/10/15 - 18h30

O poeta Fabiano Fernandes Garcez estará com os poetas César Magalhães Borges e Érico Marin conversando sobre Contracultura, Cultura Pop e Poesia. 

Local: Av. Salgado Filho, 1453 - Guarulhos - CentroTel: (11) 4963-1133 2408-9762




Dia 22/07/2015  - 20h.

O poeta Fabiano Fernandes Garcez participará do programa Diálogo de Janethe Fontes na OEST TV.

Acesse: oestv.com.br


Dia 25/07/15 - 16h.

O poeta Fabiano Fernandes Garcez mediará a mesa:
Publicação e Marketing pessoal, velhas e novas tenologias de publicação (redes sociais/blogues/outros).



A Revista Conhecimento Literatura nº 57, que já está nas bancas, traz o artigo: A resistência da Voz Solitária do poeta Tonho França parte II de Fabiano Fernandes Garcez.



A Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa nº 50, que já está nas bancas, traz o artigo: A linguagem como lugar de interação de Fabiano Fernandes Garcez.


A Revista Conhecimento Literatura nº 56, que já está nas bancas, traz o artigo: A resistência da Voz Solitária do poeta Tonho França parte I de Fabiano Fernandes Garcez.


A Revista Conhecimento Literatura nº 54, que já está nas bancas, traz o artigo: Leitura e Ampliação do Vocabulário de Fabiano Fernandes Garcez e Cláudia S. Coelho.



A Revista Conhecimento Literatura nº 52, que já está nas bancas, traz o artigo: Da alta e da baixa linguagem que se mune o poeta para um catar mais democrático de Fabiano Fernandes Garcez.




A Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa nº 45, que já está nas bancas, traz o artigo: A escrita e a oralidade em tempos de novas tecnologias da comunicação de Fabiano Fernandes Garcez.




















Coordenação Poeta e Professor de Literatura Fabiano Fernandes Garcez

(será emitido Certificado de Participação aos presentes)

VAGAS LIMITADAS
Informações e inscrição
com Grasiela e Fernanda

4 encontros (sábados)

. 1º encontro dia 28/09 - Poesia às 17 horas

. 2º encontro previsto para 12/10 - Crônicas
. 3º encontro previsto para 26/10 - Contos
. 4º encontro previsto para 09/11 - Micro-narrativas

Av. Salgado Filho, 1.453 – Guarulhos – SP
Tels.: (11) 4963.1133 / 9.8539.0139

www.espaconovomundo.com.br


(Temos estacionamento conveniado com o hipermercado EXTRA)





Menu de poesia
Centro Cultural São Paulo



Dia 08/08 – quinta-feira – das 20h15 às 22h30, Sala Adoniran Barbosa



       Recital dedicado aos poetas africanos de língua portuguesa e afrodescendentes organizado por Maria Alice Vasconcelos. Haverá uma breve palestra com Edson Cruz e leitura de poemas com Abreu Paxe, Célia Ábila, Charles Gentil, Diogo Cardoso, Fabiano Fernandes Garcez, Ivan Carlos Regina, José Geraldo Neres, Leo Gonçalves, Luiz Ariston Dantas, Maria Fátima Araújo Vieira, Rita Alves. Participação especial da Faculdade Zumbi dos Palmares com a presença de uma turma de alunos e breve palestra sobre literatura africana com o Reitor José Vicente e a Profa. Ma. Ellen de Lima Souza.


Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos


Rua Vergueiro, 1000 – Paraiso (Estação Vergueiro do Metrô), Sala Adoniran Barbosa.



Lê Guarulhos apresenta o Sarau - LÊ na Biblioteca








Fabiano Fernandes Garcez na 54º Edição do Quinta Poética da Casas das Rosas





Fabiano Fernandes Garcez lança Rastros para um testamento no Centro Cultural São Paulo






Fabiano Fernandes Garcez no:



http://novo.guarulhos.sp.gov.br/images/stories/educ/Docs/revista-programacao-2012-hotsite.pdf

09/5/2012 -    quarta-feira  das 19h até 20h


Guarulhos tem poesia com Fabiano Fernandes Garcez



No Estande Abril Literário







12/5/2012 -       sábado das 20h30m até 21h30m



Lançamento do livro: Rastros para um testamento



Estande Lê Guarulhos











A revista Discutindo Literatura nº 40 (Fevereiro/2012) traz um texto de Fabiano Fernandes Garcez:



As várias artes poéticas contemporâneas



Uma análise breve das várias tendências da produção poética contemporânea, desde meados dos anos 1940



por Fabiano Fernandes Garcez

É quase impossível "mapear" a poética contemporânea. Primeiro, devido ao grande número de poetas brasileiros, que, sobretudo após a massificação da comunicação através da internet, torna, a cada dia, essa tarefa mais difícil; no entanto, alguns poetas ganham destaque nos meios de comunicação, na crítica ou no próprio ambiente virtual. Segundo, porque é extremamente difícil fazer uma análise de qualquer estrato do tempo em que estamos inseridos.
Neste texto, tentarei apresentar os diversos tipos de poética existentes, mas não citarei um poeta como representante, porque cada um deles carrega uma enorme palheta de diferentes influências e não é nosso objetivo criar rótulos literários para a poesia contemporânea. Assim, prefiro fazer uma breve análise das várias tendências poéticas ou, como gostam alguns críticos, famílias poéticas, uma vez que essa separação ou aglutinação de poeticidades pode ser, no mínimo, enganosa, já que são raros os poetas que se mantêm em apenas um estilo de texto.
Com isso, sem muitas idas e vindas, chamaremos de contemporânea toda produção de poetas que publicaram após o ano de 1945. Dessa forma, antes de apresentar esses estilos ou famílias poéticas, vejamos algumas definições do mais cultuado e conceituado crítico brasileiro, Antonio Cândido, que, em seu livro O Estudo Analítico do Poema, define o emprego da palavra como imagem ou símbolo.

Leia na íntegra:

http://literatura.uol.com.br/literatura/figuras-linguagem/40/artigo250127-1.asp







Entrevista com o professor e poeta Fabiano Fernandes Garcez









Jornal Comunicação Regional publica crônica de Fabiano Fernandes Garcez 










Jornal Comunicação Regional publica crônica de Fabiano Fernandes Garcez 




http://1.bp.blogspot.com/-cBXzjPixhPQ/TdJIgXPV-rI/AAAAAAAABEE/YbiWE2Osx4k/s1600/EDI%25C3%2587%25C3%2583O+71+pag+2.jpg








          Vídeo de Fabiano Fernandes Garcez 
          no site Jornal Comunicação Regional.


Em abril de 2011 Fabiano Fernandes Garcez participa da Semana do livro do Shopping Buriti (Guaratinguetá) com o tema: A poesia contemporânea que transcende o formato da rima.










Fabiano Fernandes Garcez participa da Semana do Livro em Guaratinguetá-SP.



SEGUNDA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2011


SEMANA DO LIVRO - UMA PORTA PARA A NOSSA LITERATURA



Em fins de abril - nos dias 28, 29 e 30 - o Shopping Buriti promoveu a Semana do Livro, evento que contou com a participação de autores da região e ofereceu atividades como bate-papo com escritores, troca de livros, contação de histórias infantis e com técnicas sensoriais, além de uma oficina de papel reciclado.  Embora seja uma pequena iniciativa, o evento promete maiores proporções na próxima edição. A semana literária teve palco em frente à Livraria Nobel, situada à entrada do shopping de Guarantiguetá. Organizado pelo Sítio Juca (Diógenes e Sila Antunes), o projeto envolveu poetas, escritores, atores e pessoas ligadas à cultura regional. Compondo a programação, estiverem presentes os seguintes nomes: Tonho França, Wilson Gorj, Carlos Jr. (cujo livro de poemas será lançado em setembro), Isabel Ramos, Fabiano Fernandes Garcez, Nida Violante, Henrique Alckmin, Jurandir Rodrigues e Eliana Maciel. 

O Shopping Buriti, em parceira com a ONG Sítio do Juca, prepara outro projeto semelhante ainda para este ano.  A literatura valeparaibana só tem a agradecer. Cabe à população participar. Nós, do CR, mais uma vez estaremos lá, registrando e prestigiando a nossa cultura.





Fabiano Fernandes Garcez juntamente com o Lê Guarulhos participará do II Salão do Livro





2º Salão do Livro de Guarulhos realizar-se-á de 29 de abril a 08 de maio de 2011 no Parque Cecap na Rua Odair Santanelli, s/nº. O movimento de escritores independentes, intitulado “Lê Guarulhos”, vinculado a Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (APAH) participará desse evento com um Stand de nº 29, cedido pela Secretaria de Educação de Guarulhos.


Nessa oportunidade, você leitor poderá adquirir obras dos escritores com dedicatória e dedicação. Este evento faz parte de um conjunto de medidas de incentivo à leitura dos autores guarulhenses, voltadas aos professores de Guarulhos e educandos. Professores de toda rede pública e particular, serão beneficiados com descontos de 20% bastando apenas apresentar um comprovante de pagamento da escola.
Para localizar o stand 29 (Lê Guarulhos) acesse o mapa do evento na internet 


Autor da Matéria: Elmi El Hage Oma





Nenhum comentário:

Postar um comentário