Biografia e Fotos


Fabiano Fernandes Garcez

Nasceu a 3 de abril de 1976, na cidade de São Paulo.
Em 2001 matricula-se no curso universitário de Administração, abandona três semestres mais tarde por não se adaptar a extensa carga horária de matérias relacionadas à área de Exatas.
Matricula-se na faculdade de Letras em 2002.
No ano de 2003, com ajuda de outros poetas da Zona Norte, realiza o 1º Sarau no Centro de Convivência Cora Coralina. Neste mesmo ano desenvolve um Ateliê de poesia para esta casa. Leciona Aulas de cidadania para os projetos: Começar de novo e Bolsa Trabalho da Prefeitura do Município de São Paulo, trabalhando temas de cidadania, direitos e deveres e questão social. Começa a lecionar língua portuguesa, produção de texto e literatura.
Em 2004 é eleito para o Fórum de Cultura Jaçanã/Tremembé. Frente ao valor arquitetônico, histórico, cultural e afetivo do prédio, o Fórum formalizou o pedido de Tombamento enquanto Patrimônio Histórico do prédio junto ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Ainda em 2004 realiza uma palestra no I Fórum da Juventude: A ideologia do curinga - Um paralelo sobre a falta de ideologia da atual sociedade brasileira e o livro: O dia do curinga do autor norueguês Jötein Gaarder.
No ano de 2005 o Fórum participa do projeto que transformação do Centro de Convivência Cora Coralina na Casa de Cultura Tremembé. Forma-se em Letras. Participa da antologia: São Paulo Quatrocentona.
Lança seu primeiro livro de poemas: Poesia se é que há em 2008. Matricula-se no curso de Pós-Graduação: Especialização em Alfabetização Letramento. Começa a produzir sua tese: O despertar da SENSIBILIDADE como ferramenta educacional/pedagógica no processo de leitura de mundo” - ainda espera concluir a tese e o curso, um dia.
Participa assiduamente do Sarau Cora Coralina na Casa de Cultura Tremembé até 2009, quando se muda para a cidade de Guarulhos. Realiza palestra na Biblioteca Monteiro Lobato (Guarulhos): A poesia contemporânea em debate.  Neste mesmo ano é convidado pelo autor Ulisses Tavares para integrar a antologia: Poemas que latem ao coração! Começa a colaborar nos Blogs Teratopoesia e Vale em versosParticipa do projeto Literatura em Questão da Biblioteca Monteiro Lobato (Guarulhos) com a palestra: Tese e Antíteses em ”A Cidade e as Serras”. Cria o Blog Produção de texto na Web com o objetivo apresentar, discutir e fomentar novas possibilidades para a produção de texto dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio.
Em 2010 é jurado pela cidade de Guarulhos da fase municipal do Mapa Cultural Paulista – Edição 2009/2010, na área de Poesia. Lança seu segundo livro de poemas: Diálogos que ainda restam. Juntamente com outros escritores do Selo Vale em Poesia funda o grupo literário Vale Foco para fomentar e discutir a literatura do Vale do Paraíba. Faz parte do grupo idealizador do espaço do escritor guarulhense  Lê Guarulhos. Cria o Blog Estudos literários na Web com o objetivo de apresentar, discutir e fomentar novas possibilidades para o ensino de literatura.
Em 2011 participa da Semana do livro do Shopping Buriti (Guaratinguetá) com o tema: A poesia contemporânea que transcende o formato da rima. O Lê Guarulhos participa com sucesso no II Salão do livro de Guarulhos.  
No III Salão do livro de Guarulhos, em 2012, no estande do Abril Literário ministra a palestra: Guarulhos tem poesia, no estande do Lê Guarulhos lança Rastros para um testamento, seu terceiro livro de poemas. Em julho participa do Sarau Poemas à flor da pele no Centro Cultural São Paulo, lançando Rastros para um testamento na cidade de São Paulo. Em dezembro participa da 54º Edição da Quinta poética, curadoria de José Geraldo Neres, na Casa das Rosas.
Em 2013 participa do XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba em Aparecida – SP, em duas palestras: A legitimidade da poesia de Tonho França no mundo contemporâneo e O Macro-universo de Wilson Gorj em sua micronarrativa e participa da mesa de discussão: A prosa do Vale do Paraíba. Em Guarulhos é integrante da mesa de debates sobre literatura nacional na Semana do livro Nacional na livraria Nobel unidade de Guarulhos, nesta mesma livraria ministra uma Workshop de literatura, onde aborda: poesia, conto, crônica e micro-conto. Integra a antologia Vinagre: uma antologia de poetas Neobarracos. Em dezembro participa da 64º Edição da Quinta poética, curadoria de Paulo Sposati Ortiz, na Casa das Rosas. 
Em 2014 participa pelo segundo ano da mesa de debates sobre Literatura Nacional na Semana do livro Nacional na livraria Nobel unidade de Guarulhos, também em julho é convidado do Colóquio Anual de Literatura, no Curso Popular Salvador Allende. Em novembro participa da 71ª edição da Quinta poética, organização: Escrituras Editora e Casa das Rosas. Curadoria desta edição: Celso de Alencar. Escreve diversas críticas literárias, tem diversos textos publicados nas revistas Conhecimento Prático Literatura e Conhecimento Prático Língua Portuguesa. Integra a antologia: Hiperconexões: realidade expandida, vol. 2.
No ano de 2015, em julho, é entrevistado por Janethe Fonte, no programa Diálogo da OESTV, ao lado de Raquel Naveira, ainda no mesmo mês, é mediador da mesa: Publicação e Marketing pessoal, velhas e novas tecnologias de publicação,  da IIIª Semana do livro Nacional na livraria Nobel unidade Guarulhos. Em outubro ao lado de César Magalhães Borges e Érico Marin, faz uma apresentação sobre Contracultura, Cultura Pop e Poesia, no Dia Nacional do Livro, também na livraria Nobel unidade Guarulhos onde participa, neste mesmo mês, do encontro mensal Tragos& Papos em Verso & Prosa. Em novembro ministra a palestra: Contracultura e Poesia, na Jornada de Letras 2015, da Faculdade Guarulhos. É convidado para recitar poemas de Marina Teixeira no Sarau Gente de Palavra, em dezembro.
Em 2016, no mês de fevereiro, apresenta para as crianças do Colégio Liceu Coração de Jesus a palestra Poesia é brincar com palavras. Em maio lança, pela Editora  Patuá, o quarto livro: Em Meio aos Ruídos Urbanos, no 5º Salão do Livro de Guarulhos. Em junho participa do Desconcertos de Poesia, de Claudinei Vieira, com mais um lançamento do livro: Em Meio aos Ruídos Urbanos, neste mesmo mês é convidado a recitar poemas de Ademir Assunção no Sarau Gente de Palavra. É um dos membros fundadores do Sarau da Paulista. Participa de uma conversa sobre O Verso Contemporâneo, em outubro, no 2º dia nacional do livro ao lado dos poetas Érico Marin e César Magalhães Borges, com mediação de Aline Araújo. Em novembro, é um dos convidados do Sarau Gente de Palavra para homenagear o poeta e amigo Celso de Alencar. Continua participando dos encontros mensais dos Tragos & Papos em Verso & Prosa e do Sarau da Paulista.
Em janeiro de 2017 começa a entrevistar poetas para o canal Sala de Leitura no Youtube, onde entrevista: Claudinei Vieira, Rubens Jardim, Claudio Laureatti, Celso de Alencar, César Magalhães Borges, Paula Valéria Andrade, Well Souza, Ellen Maria Vasconcelos, Claudio Willer, Tarso de Melo, Daniel Perrone Ratto, Clara Baccarin, Ademir Assunção, Érico Marin, Carlos Felipe Moisés, Fábio Weintraub e Ruy Proença. Participa do encontro Carregue seu Patuá na livraria Alpharrábio de Santo André ao lado de poetas como André Merez, Elisa Andrade Buso, Lilian Aquino, Ricardo Escudeiro e Rosana Chrispim, com mediação do poeta Tarso de Melo.Em outubro é convidado do 3º dia nacional do livro ao lado dos poetas Érico Marin e César Magalhães Borges, Auriel Filho e do escritor Wagner Hilário, com mediação de Aline Araújo. Em novembro o livro Em meio aos ruídos urbanos é finalista na categoria Poesia e na categoria Escritor do Ano do Prêmio Guarulhos de Literatura 2017. É convidado do Sarau Palavra Subterrânea, na Sensorial Discos, ao lado dos poetas Lilian Sais e Rubens Jardim. Continua participando dos encontros mensais dos Tragos & Papos em Verso & Prosa e do Sarau da Paulista.

    

Lançamento de Poesia se que há (Guarulhos 2009)
Na 22ª edição da Feira de Artes da Vila Pompeia (2009)
com os escritores Ulisses Tavares, Emmanuel Lisboa e André Prosperi



Guarulhos (2009)
com os poetas Fabio Weintraub e Pádua Fernandes





Lançamento de Diálogos que ainda restam (2010)
com a poeta Maria de Lourdes Alba e seu marido Antonio


Lançamento de Diálogos que ainda restam (2010)
com o poeta César Magalhães Borges





I Salão do livro de Guarulhos (2010)
Com o cronista/poeta Fabrício Carpinejar


Na Casa Ê (Guaratinguetá - 2010)
com meu editor e poeta Tonho França e o poeta Clebber Bianchi



O Grupo Vale Foco
(Clebber Bianchi, Erick Magalhães, Wilson Gorj, eu,
Jurandir Rodrigues e Tonho França)





Na Bienal do livro (2010)
com os poetas Jurandir Rodrigues, Tonho França e Erick Magalhães


No lançamento de À medida dos Tempos de Clebber Bianchi)
com o poeta Adams Alpes e poeta/editor Tonho França



No lançamento de A quarta parede de Paulo Franco (2010) com o poeta.




Na casa das Rosas (2011) com os poetas Martín Palácio Gamboa
 e Edson B. de Camargo José Geraldo Neres



No II Salão do livro de Guarulhos (2011) com o
escritor Alessandro Buzo


No II Salão do livro de Guarulhos (2011) com o poeta e diretor
da Casa das Rosas Frederico Barbosa

















No II Salão do livro de Guarulhos (2011) com o escrito Ferrez,
o Rapper Wagner e   o escritor Elmi Omar



No II Salão do livro de Guarulhos (2011) com o apresentador  
Cunha Jr. ea  equipe Lê Guarulhos: JR Jerônimo, Elmi  Omar 
e Nelson Natalino  




No II Salão do livro de Guarulhos (2011) com o
Secretário Municipal da Educação Moacir de Souza


No II Salão do livro de Guarulhos (2011) com o
prefeito Sebastião Almeida

No II Salão do Livro de Guarulhos (2011) com Frederico Barbosa
e César Magalhães Borges





No II Salão do Livro de Guarulhos (2011) com Claudio Daniel
 e Elmi Omar



No lançamento de Poemas Perversos de Celso de Alencar (2011)
 com o poeta
No III Salão do Livro de Guarulhos (2012)
Interlocução no lançamento dos livros: Casa de Candinha e
 Eu denuncio o Estado de Elmi E. H. Omar e Arnaldo Rúbio





No III Salão do livro de Guarulhos (2012) 
Interlocução no lançamento do livro: Verdes Anos – Autora: 
Margarida H. Nogeira




No III Salão do livro de Guarulhos (2012)
Interlocução na seção de autógrafos: Autoajuda 
e Sentimento Fatal Autoras: Roberta Villa e Janethe Fontes





No III Salão do livro de Guarulhos (2012)
Lançamento: Rastros para um testamento  - 
 Fabiano Fernandes Garcez




No III Salão do livro de Guarulhos (2012)
Lançamento: Rastros para um testamento – Fabiano 
Fernandes Garcez




No III Salão do livro de Guarulhos (2012)
Apresentando o Sarau Lê Guarulhos em homenagem
 a César Magalhães Borges




No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com o 
rabino Nilton Bonder e amigos





No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com 
Frederico Barbosa, César M. Borges e Reynaldo Damazio



No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com o poeta
 Sérgio Vaz


No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com Elisa Lucinda






No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com Elisa Lucinda



No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com Lobão

No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com o poeta 
Castelo Hanssen e o historiador Elmi Omar



No III Salão do livro de Guarulhos (2012) Apresentando
o Sarau LÊ Guarulhos homenageia Castelos Hanssen



No III Salão do livro de Guarulhos (2012) com Frei Beto 
e Elmi Omar

Apresentação na 54ª Quinta poética - 13/12/2012

 54ª Quinta poética – Ao lado dos poetas: Paulo Sposati Ortiz, Michell Ferreira, 
Jonas Santos, Laís Thales, Giovanna Falarara e o curador José Geraldo Neres






 54ª Quinta poética – Ao lado dos poetas: Paulo Sposati Ortiz, 
Michell Ferreira, Jonas Santos,  Laís Thales, Giovanna Falarara, 
Mestre Sapopemba  e o curador José Geraldo Neres



Apresentando o 1º Sarau Lê Guarulhos
na Biblioteca Monteiro Lobato (Guarulhos) 2013


















A equipe LÊ Guarulhos
Elmi Omar, J. Maelick, eu, Jr, Jerônimo, Nelson Natalino e Janethe Fontes



















Com os poetas Augusto de Campos e Marcelo Ariel (2013)

Com o poeta Carlos Felipe Moisés e integrantes
do Jardim Alheio Grupo de Crítica Literária
(2013)




















No Menu de Poesia em homenagem ao poeta Frederico Barbosa
na Academia Internacional de cinama 
(2013)





Participando da mesa de discussão: A prosa do Vale do Paraíba, 
no XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba em Aparecida  (2013)


Em palestra  no XXVII Simpósio de História
do Vale do Paraíba em Aparecida – SP 
(2013)




Na mesa de debates sobre literatura nacional na
Semana do livro Nacional na livraria Nobel 
(2013)
 



No Menu de Poesia em homenagem a
 Mário de Andrade, no Centro Cultural São Paulo(2013)




Com Adélia Prado (2014)

No Colóquio Anual de Literatura, no Curso Popular Salvador Allende (2016)

Na mesa de debates sobre literatura nacional 
na Semana do livro Nacional (2014


















Com o editor Eduardo Lacerda (2014)


















Na 71ª edição da Quinta poética (2015)


No programa Diálogo com Janethe Fontes e Raquel Naveira (2015)




Como mediador na IIIª Semana do livro Nacional (2015)















Ao lado de César Magalhães Borges e Érico Marin, na palestra Contracultura, Cultura Pop e Poesia (2015)















Na palestra: Contracultura e Poesia, na Jornada de Letras 2015, da Faculdade Guarulhos (2015)









No bar e livraria Patuscada com Aline Araujo, Daniel Rato e Ellen Vasconcelos. (2015)
















Tragos & Papos em Verso & Prosa no espaço Novo Mundo (2015)

Colégio Liceu Coração de Jesus (2016) Palestra: Poesia é brincar com palavras 

Colégio Liceu Coração de Jesus  (2016)
Palestra: Poesia é brincar com palavras 


com poetas amigos no 
Aniversário/Sarau em casa (2016)





















5º Salão do livro de Guarulhos (2016)
Lançamento de: Em meio aos ruídos urbanos


5º Salão do livro de Guarulhos (2016)
Lançamento de: Em meio aos ruídos urbanos

















5º Salão do livro de Guarulhos (2016)
Lançamento de: Em meio aos ruídos urbanos




















Desconcertos de Poesia
Lançamento de: Em meio aos ruídos urbanos (2016)

Desconcertos de Poesia (2016)
Lançamento de: Em meio aos ruídos urbanos 


















no Sarau Gente de Palavra (2016)

no Sarau da Paulista (2016)












Tragos & Papos em Verso & Prosa no espaço Novo Mundo (2016)




Tragos & Papos em Verso & Prosa no espaço Novo Mundo (2016)

Com Ademir Assunção (2016)















2º dia Nacional do Livro (2016) O verso contemporâneo
com César Magalhães Borges e Érico Marin